Entender a Necessidade
O que Significa
Entender precisamente o problema a ser resolvido e o escopo do chatbot a ser desenvolvido.
Na Prática
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Participar das reuniões de elaboração do Canvas do Chatbot entre o cliente e a equipe de negócio Serpro.
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Elaborar o Documento de Visão do Chatbot.
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A partir das informações do Canvas e do Documento de Visão, realizar a estimativa inicial para o desenvolvimento do chatbot.
Dica do Especialista
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Diferenciar claramente:
o problema (fato real);
a necessidade (o que precisa ser feito para tratar o problema);
as motivações do cliente;
e o que o chatbot resolverá.
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Deixar explícito o que o chatbot contemplará e o que não contemplará.
Pensando na Experiência do Usuário
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A personalidade solicitada pelo cliente para o chatbot deve ser adequada à imagem da instituição.
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Mapear corretamente os usuários que irão dialogar com o chatbot.
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Avaliar se a interação conversacional com o chatbot é a melhor forma de atender as necessidades do usuário.
Entregáveis
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Contém informações para auxiliar o Gestor de Negócio a elaborar uma proposta comercial e para iniciar o desenvolvimento do projeto do chatbot.
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Documento de Visão do Chatbot.
Contém as informações gerais do assistente virtual, visando garantir um amplo entendimento do projeto entre as partes interessadas.
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Estimativa inicial de esforço para o desenvolvimento do chatbot.
Um Pouco de Teoria