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TestarAssistente

Testar o Chatbot

O que Significa

Submeter baterias de perguntas variadas sobre o Chatbot para verificar o comportamento.

Na Prática

  • Explorar as similaridades dos vocábulos para submeter perguntas que não foram treinadas nas intenções e avaliar com qual grau de confiança o chatbot está respondendo.

  • Testar os fluxos de exceção, verificando o comportamento do chatbot em situações não previstas.

Dica do Especialista

  • Submeter perguntas com possíveis ambiguidades.

  • Criar baterias de testes que possam ser utilizadas nos testes de regressão. Desta forma, é possível garantir que as mudanças durante o desenvolvimento não impactarão os resultados já produzidos anteriormente.

  • Para testes manuais, a plataforma Serprobots gera de forma automática uma página de testes para o chatbot. Se não desejar realizar a integração, entre o portal/aplicativo e o chatbot, ainda na fase de desenvolvimento, utilize essa página para realizar os testes e/ou para disponibilizar ao cliente o acesso rápido ao chatbot.

Pensando na Experiência do Usuário

  • Observar se as Máximas de Grice estão sendo seguidas:
    • Máxima de Quantidade: nada mais que o necessário;
    • Máxima da Qualidade: as informações devem ser verdadeiras e confiáveis;
    • Máxima da Relevância: pertinente no contexto em questão;
    • Máxima do Modo: forma clara e educada.

Entregáveis

Registros com as oportunidades de melhorias para o Chatbot.