Trilha Extra
Configurando o Canal Facebook Messenger
1. Configuração da Conta do Facebook Messenger
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Para integrar-se com Facebook Messenger, é preciso criar um App no portal Facebook Developers e vincular o webhook do Serprobots. No guia Integrando o Facebok Messenger com um Chatbot esse procedimentos de configuração no Facebook são explicados.
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O webhook do Serprobots que é registrado nas configurações do Facebook é:
https://facebook-serprobots.estaleiro.serpro.gov.br/api/v1/inbound/PAGE_ID
. OndePAGE_ID
é o ID da página do Facebook com o qual a conversa será feita, valor que será configurado no gerenciador Serprobots. -
O Token de verificação que deve ser informado na configuração do webhook no aplicativo do Facebook é o mnemônico do chatbot, que pode ser observado na tela de Informações Gerais do chatbot no Serprobots, logo abaixo do campo nome.
Atenção!
- No Facebook, só será possível "verificar" a URL do webhook após publicar o chatbot com as devidas configurações do canal Facebook preenchidas e habilitadas no Serprobots.
2. Parâmetros de Configuração
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Após realizar os procedimentos iniciais de configuração do App no Facebook e estar de posse de todas as informações necessárias, o canal de comunicação pode então ser configurado.
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No menu lateral, acionar CANAIS.
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Acionar a opção Configurar canal do canal Facebook Messenger.
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Configurar o comportamento do canal Facebook Messenger conforme documentação da plataforma Serprobots.
Para saber mais
Características especiais das mensagens diretas no Facebook Messenger
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Ao integrar-se com o Facebook Messenger, o Serprobots irá direcionar as mensagens recebidas pela página do Facebook para seu respectivo Chatbot.
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Em seguida, após obter uma resposta do Chatbot, ele precisará converter esse conteúdo para o formato de dados exigido pela Graph API para poder enviar a resposta de volta para o respectivo contato.
Fica a dica
Formatação no Facebook Messenger
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O Facebook Messenger suporta apenas ao negrito, itálico, -riscado- e pré-formatado.
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As tags HTML tentarão ser convertidas para a notação própria do Facebook Messenger ou descartadas caso não se apliquem.
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Imagens referenciadas por uma URL no IBM Watson podem ser utilizadas, mas é preciso testar o resultado final, pois algumas figuras podem não ser aceitas e o resultando é o não envio da mensagem.
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Mensagens interativas (botões e listas) serão todas convertidas para a apresentação de botões, podendo exibir, no máximo, 3 botões, com texto de até 20 caracteres cada.
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Deve-se testar o projeto da conversa por completo no canal Facebook para verificar o resultado final obtido, ajustando, quando necessário, para que ele seja exibido de forma compatível.
Diálogos específicos
- No Watson Assistant, a variável de contexto
$sb_channel
pode ser usada para criar diálogos específicos para cada canal. Seu valor pode ser WEB, WhatsApp, X ou Facebook.