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Trilha Extra

Configurando o Canal Facebook Messenger

1. Configuração da Conta do Facebook Messenger
  1. Para integrar-se com Facebook Messenger, é preciso criar um App no portal Facebook Developers e vincular o webhook do Serprobots. No guia Integrando o Facebok Messenger com um Chatbot esse procedimentos de configuração no Facebook são explicados.

  2. O webhook do Serprobots que é registrado nas configurações do Facebook é: https://facebook-serprobots.estaleiro.serpro.gov.br/api/v1/inbound/PAGE_ID. Onde PAGE_ID é o ID da página do Facebook com o qual a conversa será feita, valor que será configurado no gerenciador Serprobots.

  3. O Token de verificação que deve ser informado na configuração do webhook no aplicativo do Facebook é o mnemônico do chatbot, que pode ser observado na tela de Informações Gerais do chatbot no Serprobots, logo abaixo do campo nome.

Atenção!

  • No Facebook, só será possível "verificar" a URL do webhook após publicar o chatbot com as devidas configurações do canal Facebook preenchidas e habilitadas no Serprobots.
2. Parâmetros de Configuração
  1. Após realizar os procedimentos iniciais de configuração do App no Facebook e estar de posse de todas as informações necessárias, o canal de comunicação pode então ser configurado.

  2. No menu lateral, acionar CANAIS.

  3. Acionar a opção Configurar canal do canal Facebook Messenger.

  4. Configurar o comportamento do canal Facebook Messenger conforme documentação da plataforma Serprobots.

Para saber mais

Características especiais das mensagens diretas no Facebook Messenger

  1. Ao integrar-se com o Facebook Messenger, o Serprobots irá direcionar as mensagens recebidas pela página do Facebook para seu respectivo Chatbot.

  2. Em seguida, após obter uma resposta do Chatbot, ele precisará converter esse conteúdo para o formato de dados exigido pela Graph API para poder enviar a resposta de volta para o respectivo contato.

Fica a dica

Formatação no Facebook Messenger

  • O Facebook Messenger suporta apenas ao negrito, itálico, -riscado- e pré-formatado.

  • As tags HTML tentarão ser convertidas para a notação própria do Facebook Messenger ou descartadas caso não se apliquem.

  • Imagens referenciadas por uma URL no IBM Watson podem ser utilizadas, mas é preciso testar o resultado final, pois algumas figuras podem não ser aceitas e o resultando é o não envio da mensagem.

  • Mensagens interativas (botões e listas) serão todas convertidas para a apresentação de botões, podendo exibir, no máximo, 3 botões, com texto de até 20 caracteres cada.

  • Deve-se testar o projeto da conversa por completo no canal Facebook para verificar o resultado final obtido, ajustando, quando necessário, para que ele seja exibido de forma compatível.

Diálogos específicos

  • No Watson Assistant, a variável de contexto $sb_channel pode ser usada para criar diálogos específicos para cada canal. Seu valor pode ser WEB, WhatsApp, X ou Facebook.